domingo, 23 de outubro de 2011

Drummond é o cara!

No dia 31 de outubro de 1902 nascia aquele que seria o nosso poeta maior. Carlos Drummond de Andrade dispensa qualquer apresentação. E a ideia é transformar o dia do nascimento do poeta em um dia de grande celebração de sua obra: o Dia D de Drummond.



Na página dedicada ao Dia D (organizado pelo Instituto Moreira Salles) você pode ter todas as informações. Mas a ideia principal é, por meio de eventos, leituras e o que mais der na cabeça, divulgar e celebrar a obra do poeta mineiro.

Aqui no GG#001 já entramos no clima e apresentamos duas leituras bastante distintas da obra de Drummond. A primeira foi realizada pelos alunos do minicurso "Literatura e novas mídias", ministrado por Luiz Fernando Priamo e Laura Assis na IV Semana de Letras da UFJF. Os alunos tiveram contato com as possibilidades da literatura em mídias sociais e ferramentas de compartilhamento de conteúdo online e, na hora de escolher um texto para fazer um experimento no Soundcloud, o nome de Carlos Drummond de Andrade foi praticamente unanimidade. Confira então a gravação do poema "Mãos dadas":



Já a segunda leitura é do poema "Carta" e a voz é do próprio Drummond.



E já que a ideia é divulgar cada vez mais a obra de Carlos Drummond de Andrade, convocamos vocês a nos contarem nos comentários qual o livro, poema ou verso dele que vocês mais gostam. E se vocês forem mais animados ainda e também quiserem gravar uma leitura de um poema do Drummond (seja em áudio ou vídeo), mandem para nós que publicaremos aqui em um próximo post!

O email é geleiageral001@gmail.com