domingo, 13 de setembro de 2009

Os melhores livros que (ainda) não lemos


4. O Velho e o mar - Ernest Hemingway
Não sei exatamente o que me atrai neste livro. Não me lembro onde ouvi falar dele a primeira vez, muito menos de Hemingway. Só sei que, desde que isso aconteceu, ficou na minha cabeça de uma forma absurda e preciso muito ler, primeiramente pelo livro em si, depois pelo autor.
3. Os Lusíadas - Luís de Camões
Camões é Camões, e qualquer apaixonado por Literatura Portuguesa sabe disso e não nega. No entanto, nunca li Os Lusíadas. Mereço a morte, eu sei. Talvez isso resulte da minha resistência a epopeias, talvez seja simplesmente uma questão de prioridades. Mas agora é questão de honra!
2. Todos os nomes - José Saramago
Porque, obviamente, não podia faltar Saramago. Um dos últimos romances que ainda não li do autor, ele está aqui justamente porque está me esperando, na minha mesa, pronto pra ser lido. Mas, a faculdade não deixa. Além disso, minha (maldita) mania de ler a última frase do livro fez com que eu quisesse mais ainda, fiquei curiosa e daqui a pouco já vou começar a lê-lo, mesmo com vários outros mais importantes. Porque não consigo resistir, Saramago me atrai de uma forma absurda.
1. Ulisses - James Joyce
Uma brincadeira que corre no meio acadêmico é a de se medir o nível intelectual de alguém pelo fato de ter ou não ter lido Ulisses. Me lembro da primeira vez que ouvi falar deste livro: foi num filme, e depois me deparei com ele na Biblioteca Municipal, um calhamaço de quase 1000 páginas, capa verde com uma folha dourada e uma aura envolvente. Desde aquele dia, meu sonho é ler Ulisses. Só sonho, porque na realidade não tenho tempo nem creio que vá conseguir dar conta do recado. Mas ficam a vontade e o plano de lê-lo nas férias - de dezembro a fevereiro, é a isso que vou me dedicar.

4. Fausto - Göethe
Desde que li Os sofrimentos do jovem Werther que me prometi ler Fausto. O motivo inicial devia não devia ser mais do que o autor, mas o interesse pela obra em si veio depois e ainda alimento o desejo. Uma fantasia de encontrar-me novamente com a maneira de Göethe, dramático e melancólico, embora pense que essa, consiga superar a primeira.
3. Último round - Júlio Cortázar
Na verdade, eu não tenho motivos para escolher esse entre tantos de Cortázar, que eu ainda não li, e me atiçam a curiosidade, mas deve ser algo ligado ao fato de que esse foi a estrada para conhecer o autor... é, acho que deve ser isso.
2. Anna Karenina - Tolstói
Mais pelo autor do que propriamente pela obra, e mais do que esse papo de morrer-sem-ler, acho que meu caso com esse livro é o título, acho linda essa sonoridade. O livro divide opiniões e isso me deixa muito intrigada.
1. Mulheres - Charles Bukoswki
Já comecei a ler em e-book inúmeras vezes, mas não é fácil concluir um livro dessa extensão frente do computador. Bukowski me atrai, principalmente, pela época que ocupa na literatura. Ainda não li porque me falta tempo, só isso... antes do fim do ano, eu me prometo!

4. O vermelho e o negro - Stendhal
Já perdi as contas de quantas vezes comecei a ler esse livro. Mas sempre acontece alguma coisa e sou forçada a abandonar a leitura. Quando retomo, acabo tendo de voltar ao início novamente e nunca consigo terminar. Uma vez, dando uma lida em uma comunidade do orkut chamada "Procrastinação Literária", descobri que ele é o campeão da meia-leitura. Ou seja, um monte de gente começa, mas acaba largando. Bom, um dia eu leio. Um dia.
3. Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios - Marçal Aquino
Esse é só mesmo por causa do título genial.
2. Panamérica - José Agripino de Paula
Todo mundo fala desse bendito livro. Caetano Veloso, por exemplo, tece elogios absurdos em Verdade tropical. Engraçado que eu nunca o vi em lugar nenhum, nem em livraria, nem em biblioteca.
1. Medo e delírio em Las Vegas - Hunther S. Thompson
Para não me alongar muito, vou resumir: existe uma conspiração mundial que me impede de ler esse livro. Mas eu preciso lê-lo. Preciso.

18 comentários:

  1. PANAMERICA
    disciplina do gilvan no mestrado, oportunidade.

    ULYSSES
    qdo chegar lá, lembra: finnegans wake é logo ali e tem a mais genial chamada para um "leitor ideal é aquele que tem a insônia ideal".

    ÚLTIMO ROUND
    nada haver com o livro, ams me lembra sempre a concepção do cortázar sobre a diferença entre contos e romances... procura, que não entrego. é bem boa a distinção.

    BUKOWSKI
    não faz falta, fique com o FANTE. mas se quiser insistir... na sala do gilvan tem uns lá; alguém perguntaria - o que não tem lá?, - alguma coisa não tem, garanto.

    Listas interessantes... interessantes...

    ResponderExcluir
  2. É, Ulisses... Também está nos meus planos para breve... E 1984... Pode? Até hoje sem conhecer o Big Brother verdadeiro?

    ResponderExcluir
  3. Wagner me lembrou mais um, "1984". Lista infinita... =/

    Também prefiro o Fante, pra quem, aliás, o Bukowski pagava mó pau.

    E, para enriquecer ainda mais os comentários do blog (lol), entrego eu então a definição do Cortázar:

    "Na batalha entre o texto e o leitor, o romance ganha por pontos, enquanto o conto tem que ganhar por nocaute."

    (ou algo parecido com isso)

    ResponderExcluir
  4. Eu ia dizer que a melhor definição que Cortázar deu para qualquer coisa era o começo deu um parágrafo no capítulo 32 de Rayuela; diz assim: "Hay una cosa que se llama tiempo, Rocamadour, es como un bicho que anda y anda".
    No entanto, depois de lembrar o que se segue a essa frase ("No te puedo explicar porque eres tan chico, pero quiero decir que Horacio llegará en seguida"), resolvi considerar o capítulo 32 inteiro como a melhor definição para o que é existir - segundo a seita cortazariana, porque não passamos disso: uma seita.

    Enfim, minha lista:
    5) Crime e Castigo, de Dostoiévski (jura?)
    4) Don Quijote de la Mancha, de Cervantes (jura?)
    3) Zazie dans le métro, de Raymond Queneau
    2) Gracias por el fuego, de Mario Benedetti
    1) La peste, de Albert Camus

    ResponderExcluir
  5. Ah, gente, momento mamãe coruja, tá? lol Quantos leitores anônimos do blog resolveram aparecer! (2 LOL)

    Enfim, até hoje sem conhecer o Big Brother verdadeiro? [2]

    "Crime e Castigo" eu terminei nessas férias, uma luta (que, aliás, valeu a pena). "Don Quijote" eu queria inclusive colocar nessa lista, mas a Pamella não deixou pq ia colocar e... não colocou. Assim como "A Divina Comédia". Do Mario eu li "A Trégua" e amei, portanto incluo tudo dele na lista de metas. E "A Peste" é sonho de consumo, mas o tempo, cadê?

    Adorei o "porque não passamos disso: uma seita." LOL

    Estou lendo Cortázar, "Alguém que anda por aí", pra aula do curso de extensão. Amando :)

    ResponderExcluir
  6. O Marçal Aquino também me deixa desnorteada com esse título GENIAL! Também quero ler esse um dia! "1984" eu já li, DEMAIS, DEMAIS! É uma covardia compará-lo com o BBB, tudo bem, tem lá suas "parencenças", mas não é assim! Acho que Bukowski está na minha vida antes do Fante, mas lerei os dois em breve pra desempatar, uhsushushu!

    :*

    ResponderExcluir
  7. "Gracias por el fuego" do Benedetti também pertence à minha lista das meias-leituras. Nunca passo da página 30, sei lá pq. =/

    Pô, "Crime e castigo", cara... claro. Um dia, um dia...

    E a relação BBB x 1984 me mata de rir. Tipo, o povo simplesmente NUNCA OUVIU FALAR do livro e chega lá no programa e acha que chama Big Brother pq ganha 1 milhão quem é mais BROTHER. LOL
    (sério, eu sempre assisto e já VI eles falando isso várias vezes)

    ResponderExcluir
  8. hahaha... haha... não consigo segurar as risadas diante dessa história dos "brothers" haha...

    De "Alguien que anda por ahí" gosto especialmente de "En nombre de Boby" ("(...) se me trepó a las rodillas para confiarme el gran secreto") e "Segunda vez" ("Con mayúsculas, bien clarito"). Foi o primeiro livro que li de JC... :^)

    E já falando em meias-leituras, também tenho a minha: desde 2002 já tentei terminar "A insustentável leveza do ser" cinco vezes, até que um dia resolvi ver o filme!, mas me disseram que ele não termina como o livro... ergo, a meia-leitura continua.

    ResponderExcluir
  9. CACETE! DEI MOLE E APAGOU MEU COMENTÁRIO TODO INTELIGENTE! MERDA.
    DAS MINHAS FALTAS:
    HOMEM SEM QUALIDADES - MUSIL (PQ NUNCA ENCONTREI UM EXEMPLAR PRA COMPRAR (NÃO USO COMPRAR NA WEB); NÃO DÁ PRA LER EMPRESTADO, LIVRO ENORME)
    A MONTANHA MÁGICA - MANN (O ÚNICO LIVRO QUE ME AMEDRONTOU. NÃO CONSEGUI DAR CONTA DO CASTORP)
    OBRAS COMPLETAS DO LORCA - TÁ EM ANDAMENTO, SUPRINDO UMA LACUNA... TERMINANDO A POESIA.

    AH TÁ BOM. MAIS QUE ISSO, SERIA ARROGÂNCIA 9MENTE MAL).

    qualquer coisa que se pareça com uma seita me faz correr; por isso, mais uma vez, adio pular amarelinhas.

    1984 não faz falta nenhuma, digo por que li. então leiam pra descobrir isso. BBB é muito mais legal.

    ResponderExcluir
  10. - Os sertões, Euclides da Cunha. Vou demorar um tempo pra começar, pq já me disseram que ele só fica bom na terceira parte.

    - Pedro Páramo, Juan Rulfo. Há quem considere o romance que integra a trilogia mais legal da literatura latinoamericana, junto com cem anos de solidão e grande sertão. estes dois já foram, mas o dito cujo eu já hesitei em comprar algumas vezes pela internet. alguém me empresta?

    - A imaginação, Jean Paul Sartre. Comecei a ler no ônibus, mas descobri que eu precisava de mais concentração na leitura, mas acontece que eu nunca mais a encontrei.

    - Crime e castigo. Claro, tá na estante aguardando por mim. Uma hora vai.

    ResponderExcluir
  11. Só eu li Crime e Castigo aqui? lol Nem é tão difícil, o desânimo é só por causa do tamanho mesmo.

    Opa, se Pedro Páramo faz trio com Cem Anos e Grande Sertão, preciso ler.

    Os Sertões também tenho vontade de ler, mas não está na minha lista de leituras próximas, não. (MERCHAND: Terezinha dará uma palestra sobre ele na abertura da Semana de Letras do CES; assim que souber hora/dia, comunico lol)

    Eu bem quero ler 1984. E os dois da trilogia mundo-no-futuro, também. Estão lá em casa, como outros mil livros que pretendo ler...

    Do Alguém que anda por aí, realmente Em nome de BOby é foda, li ontem. E amei o Troca de luzes.

    Meu irmão comprou A insustentável(...), espero que isso me ajude. Assim como o do Marçal Aquino, é livro pra se ler pelo título.

    A Montanha mágica também tenho vontade de ler, e de fato dá medo. lol

    Não tenho meias-leituras ultimamente. Tinha Mrs. Dalloway, mas li ano passado, e Crime e Castigo, mas terminei esse ano. Futura meia-leitura: Ulysses. lol

    ResponderExcluir
  12. Uau!! Livros que não li? São muitos (e sempre serão muitos), mas aqui vai uma tentativa de lista:

    1) Ulisses (de novo!): comprei meu exemplar em fevereiro deste ano, mas ainda não chegou a vez dele;
    2) Fado Alexandrino, António Lobo Antunes: comprei meu exemplar em 2007, mas, acreditem, também ainda não chegou a vez dele;
    3) Tocaia Grande, Jorge Amado: ganhei de brinde da Folha de São Paulo, chegou em minha casa na última sexta - e a vez dele ainda chegará;
    4) Pedro Páramo, Juan Rulfo: realismo mágico, adoro!!
    5) São Bernardo, Graciliano Ramos: MEA CULPA, MEA CULPA, MEA MAXIMA CULPA!!

    Já que o assunto é literatura, convido todos a visitarem meu blog (www.jornadasdoeusozinho.blogspot.com) para participarem da enquete que promovi por lá: as cinco melhores cenas da literatura nacional. Pretendo promover outras com a literatura estrangeira, o cinema nacional, cinema internacional, etc. Mas, por enquanto, só literatura nacional. Participem!
    Aproveito para parabenizar a Pamella, a Larissa e a Laura pela iniciativa do blog: está tudo muito bem feito e gostoso de ler. Voltarei sempre aqui e vou adicioná-los no meu blog. Apareçam por lá também. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Pois então... Depois de mto pensar (mto mesmo!), acho que cheguei a uma possível resposta para essa pergunta (super) difícil.

    - Memórias do cárcere (Graciliano Ramos)
    - Paraísos artificiais (Paulo Henriques Britto)
    - Um crime delicado (Sérgio Sant'anna - em homenagem a Laura!!!)
    - Último round (Júlio Córtazar - a minha orientadora A-D-O-R-A! e me disse pra ler que tbm vou gostar)
    - Ulisses (Joyce)

    Tenho que concodar com a Laura... Tbm leria "Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios" (Marçal Aquino) por causa do título genial.

    Ah! Crime e castigo pra mim é um dos melhores! Fato!

    =*

    ResponderExcluir
  15. Eu apaguei o comentário anterior só pq eu tinha escrito uma coisinha errada...
    Não gosto de deixar palavras "nada haver" escritas errado!
    hauhauhauhahauhauhuahuah

    ResponderExcluir
  16. Trabalhei em uma livraria por quase um ano e consegui ler muita coisa que eu queria sem ter que pagar nada (ou pegar emprestado na biblioteca da faculdade)

    Mas tem uns livros que pretendo ler o quanto antes:

    1 - Ilusões perdidas, do Balzac;
    2 - Irmãos Karamazóv, Dostoiévski;
    3 - Toda a série do Tempo e o Vento do Erico Verissimo;
    4 - Ulysses, James Joyce;
    5 - Dona Flor e seus dois maridos, Jorge Amado.

    O problema é que tenho 43650653045 livros pra ler do meu TCC, então pelo menos até o final do ano vou ter que fugir da literatura...

    Adorei o blog, visitarei sempre!

    ResponderExcluir
  17. eu li ulisses. eu li crime e castigo. eu não leio ser amargo, ops, saramago (é, é com vcs dois) humpft. hehehehehe

    ResponderExcluir