segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Seis sites sobre: Literatura de Cordel

“Preste atenção por favor
na história que vou contar
ela explica o que é cordel
grande manifestação popular.”
( Paulo Araújo )


Apresentada em formato de poesia e divulgada em folhetos ilustrados com o processo de xilogravura, a LITERATURA DE CORDEL ganhou esse nome pois é exposta em cordões estendidos em pequenas lojas de mercados populares, feiras, praças ou até mesmo nas ruas.

Esta literatura chegou ao Brasil trazida pelos portugueses na segunda metade do século XIX e foi aos poucos tomando espaço na cultura popular, principalmente no nordeste.E, essa forma de escrever influenciou alguns escritores brasileiros, como Ariano Suassuna, Guimarães Rosa e João Cabral de Melo Neto.

A equipe do Geleia Geral selecionou 6 sites sobre aquilo que se chamou na França, Literatura de Colportage (mascate); na Inglaterra Chapbook, ou balada; na Espanha Pilego Suelto, em Portugal, Literatura de Cordel ou folhas volantes.


1. Academia Brasileira de Literatura de Cordel
Fundada em 7 de setembro de 1988, a ABCL contou com o apoio de um político que emprestou sua sala de comitê eleitoral para o presidente, o vice e o diretor cultural. O site reúne diversos artigos sobre a literatura de cordel, um elenco de publicações e de gravuristas, notícias sobre a produção de cordel e sobre os eventos da ABCL, colunas sobre o tema e uma loja.


2. Cordel Online
O site conta com notícias, artigos sobre o cordel, imagens e links para outros sites do mesmo tema.


3. Teatro de cordel
Site de César Obeid, conta com uma grande quantidade de informações históricas e textos de cordel.


4. Portal do cordel
Além de informações históricas, traz uma agenda de eventos de literatura de cordel, uma lista de cordelistas, entrevistas e downloads.

5. Casa Rui Barbosa - Literatura de Cordel
Site da Casa Rui Barbosa sobre seu acervo de literatura de cordel, atualmente, o maior da América Latina no assunto com mais de 9.000 folhetos.

6. Twitter: Poesia de Cordel
Fãs da literatura de cordel criaram um perfil no Twitter.

2 comentários:

  1. Esse post me lembrou uma feirinha em frente ao Mercado Modelo, em Salvador, onde tinha uma barraquinha de cordel. Tinha uns títulos tipo "O romance do pavão misterioso" (impossível não lembrar do Ednardo lol), "Maria e o cabra sarado com AIDS" (LOL) e "O chifrudo que apanhava da mulher pq nao sabia passar roupa". Morri de rir.
    Comprei o pavão e um que contava a história dos Beatles(!).

    ResponderExcluir
  2. Olá! Me diverti bastante passeando pelos sites. Acabei até fazendo download de uns títulos bem legais! Abraços, Carol.

    ResponderExcluir